Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

STF deve procrastinar decisão sobre uso da TR para correção do FGTS

Partido ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade alegando violação de direitos

há 10 anos

O partido Solidariedade (SDD) ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5090) no Supremo Tribunal Federal contra dispositivos das Leis 8.036/1990 (artigo 13) e 8.177/1991 (artigo 17) que impõem a correção dos depósitos nas contas vinculadas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pela Taxa Referencial (TR). O partido alega que as normas violam o direito de propriedade, o direito ao FGTS e a moralidade administrativa, presentes, respectivamente, nos artigos 5º, inciso XXII; 7º, inciso III; e 37, caput, da Constituição da República. O Solidariedade observa que o FGTS foi criado em 1966 a fim de proteger os empregados demitidos sem justa causa, em substituição à estabilidade decenal prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Com a Constituição de 1988, o sistema foi universalizado para todos os trabalhadores – que, afirma o partido, são os titulares dos depósitos efetuados. Enquanto propriedade do trabalhador, portanto, “impõe-se a preservação da expressão econômica dos depósitos de FGTS ao longo do tempo diante da inflação” (SIC).

“Não se pode traçar um paralelo com a questão dos expurgos provocados pelos planos econômicos nos depósitos dos poupadores, pois, no caso do FGTS, os interessados são outros. Mesmo assim, creio que a atitude do STF será semelhante no sentido de adiar uma decisão”, comentou o advogado João Roberto Camargo Silva Jr., do escritório paulista LNZ. Silva acredita que em ambos os casos a injeção de dinheiro na economia traria um impacto brutal, caso o Supremo decidisse em favor das demandas, o que contraria a política do atual governo. “Já existem sentenças favoráveis ao uso de índices mais próximos da realidade para a correção do FGTS em primeira instância. Mas elas são passíveis de recursos. Uma definição do STF, contudo, teria poder vinculante nessa matéria”, acrescentou.

As duas normas questionadas determinam a incidência da TR, atual taxa de atualização da poupança, na correção monetária desses depósitos. O partido político ressalta, porém, que o STF adotou o entendimento de que a TR não pode ser utilizada para esse fim, “por não refletir o processo inflacionário brasileiro”, citando como precedentes as ADIs 4357, 4372, 4400 e 4425. A argumentação acrescenta ainda que a TR, ao ser criada, no início da década de 1990, se aproximava do índice inflacionário, mas, a partir de 1999, sofreu uma defasagem “que só se agrava com o decorrer do tempo” – a ponto de, em 2013, ter sido fixada em 0,1910%, enquanto o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E) foram, respectivamente, de 5,56% e 5,84%.

Agressão

“Pode-se afirmar que há, hoje, uma agressão ao núcleo essencial do próprio Fundo de Garantia”, afirma o SDD. “Aplicado índice inferior à inflação, a Caixa Econômica Federal, como ente gestor do Fundo, se apropria da diferença, o que claramente contraria a moralidade administrativa”. Ao impugnar os dispositivos legais, o partido esclarece que não pretende que a declaração de sua inconstitucionalidade tenha o escopo de fazer substituir o Poder Executivo ou o Legislativo na definição do índice de correção mais adequado. “Tenciona-se aqui é deixar assente que o crédito do trabalhador na conta do FGTS, como qualquer outro crédito, deve ser atualizado por índice constitucionalmente idôneo”. O relator da ADI 5090 é ministro Roberto Barroso.

Fonte: http://macdatanews.com/stf-deve-procrastinar-decisao-sobre-uso-da-tr-para-correção-do-fgts/

  • Sobre o autorÉtica, Trabalho e Compromisso
  • Publicações8
  • Seguidores7
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações184
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-deve-procrastinar-decisao-sobre-uso-da-tr-para-correcao-do-fgts/113653513

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Doutores, bom dia! recentemente, ajuizei uma ação para correção do FGTS, a sentença foi improcedente, quanto ao mérito. Mediante o trâmite jurisprudencial em comento, os Senhores acham oportuno recorrer da decisão? (urgente).
Agradeço toda a atenção!!!

Advogado Francisco Galba continuar lendo